Estar munido de informações é a melhor forma de se proteger de golpes, práticas abusivas e promoções que não valem a pena.
A Black Friday 2022, evento em que o comércio varejista promove descontos e ofertas, começa dia 25 de novembro no Brasil. Neste ano, há ainda um atrativo extra: a Copa do Mundo, que começa em 20 de novembro.
A data anima muitos consumidores que se planejaram para comprar alguns produtos aproveitando os diversos descontos. Neste ano, os brasileiros querem comprar produtos de moda e de tecnologia e pretendem gastar até R$ 2 mil, segundo estudo recente do Mercado Livre.
Outra pesquisa, do ReclameAqui, mostrou um outro lado: 50% dos entrevistados não pretendem fazer compras durante a Black Friday deste ano. O freio faz sentido: o endividamento das famílias vem batendo recordes seguidos.
Edu Neves, CEO do ReclameAqui, diz que entre os que afirmaram gastar alguma quantia na Black Friday, 28% deles estão convictos sobre a decisão. “É o grupo dos que vão com tudo pra Black Friday, daqueles que vão com o 13º reservado pras compras e, claro, quem vai garantir os presentes de Natal. Os outros 22% são os chamados ‘mineradores de ofertas’”, analisa.
Esses consumidores que buscam promoções precisam ser conquistados. “É o grupo que vai atrás de cupons, parcelamentos vantajosos e descontos imperdíveis”. O preço é um fator crucial na tomada de decisão, segundo os entrevistados que disseram que vão gastar no evento.
“O menor preço é o motivo número 1 [para compra]. E o segundo motivo é a reputação da empresa. Essa dobradinha mostra que cresceu a preocupação com a postura das marcas, e isso é um sinal de que começa a se consolidar na compra: a credibilidade da empresa”, analisa Neves.