Realizada anualmente, cobrança do tributo tem calendários diferentes de vencimentos entre os estados
Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é uma das obrigações que os contribuintes de impostos precisam arcar a cada novo ano. O pagamento do tributo para quem é proprietário de veículo segue as legislações dos estados, já que o imposto é de responsabilidade dos governos estaduais, além do Distrito Federal. Os valores também mudam conforme o modelo e o ano de fabricação do veículo.
Ainda segundo o Google Trends, as buscas por “Detran (Departamento Estadual de Trânsito)” subiram 40% no Brasil e pesquisas por IPVA atingiram salto de 215% entre 26 de dezembro e 25 de janeiro. A seguir, o InfoMoney buscou respostas para as 5 perguntas mais buscadas na internet sobre o IPVA 2023.
Como imprimir o IPVA 2023?
O boleto do IPVA é emitido pelo próprio motorista pelo site da Secretaria de Fazenda do estado onde o carro foi emplacado. O serviço também é obtido nos Detrans estaduais.
Fica a critério do contribuinte escolher qual a melhor forma para quitar o IPVA: à vista ou parcelado. Em nota, a Sefaz-SP (Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo) informa que “não envia qualquer tipo de boleto relacionado ao IPVA”.
Os proprietários de veículos podem conferir o valor do imposto em toda a rede bancária, nos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos, bastando informar o número do Renavam [Registro Nacional de Veículos Automotores].
Como pagar IPVA 2023?
O imposto pode ser pago pelos aplicativos e pelo internet banking dos bancos, nos caixas eletrônicos ou em qualquer agência bancária credenciada. Também é possível fazer o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento de SP.
Quantas são as parcelas do IPVA 2023?
Em alguns estados, o IPVA pode ser pago com desconto, por quem optar pela chamada cota única, como em São Paulo, Pernambuco ou Santa Catarina. Quem não optar pela parcela única, pode pagar o imposto em parcelas que variam de estado para estado.
No Rio de Janeiro, o imposto pode ser pago em cota única, com desconto de 3%, ou em três parcelas, sem o desconto. Em São Paulo, o desconto também é de 3% para parcela única, mas o valor pode ser dividido em até cinco vezes.
Já no Distrito Federal, o IPVA poderá ser pago em cota única ou em até seis parcelas e quem optar pela cota única terá 10% de desconto no valor do tributo. Em Alagoas é possível parcelar em até seis parcelas e se for parcela única o desconto é de 5%.
Quando vence a primeira parcela do IPVA 2023?
As datas de vencimento também variam de estado para estado. Em São Paulo, venceu, no dia 11 de janeiro, a primeira parcela do imposto para os veículos com placa com final 1. O dia 11 também foi o último dia para os donos de automotores com esse final de placa pagarem o valor integral do imposto com desconto de 3%.
Já no Rio de Janeiro, o primeiro vencimento é 23 de janeiro para os automóveis com final de placa número 0, e para os veículos com placa de final 9 a primeira parcela ou a Cota Única será em 3 de fevereiro. O calendário de pagamento pode ser conferido no site da Secretaria da Fazenda.
IPVA é obrigatório?
Sim, o pagamento do IPVA é obrigatório e a alíquota apresenta variação conforme o modelo e o ano de fabricação do veículo e também o estado em que o carro foi emplacado. O não pagamento do tributo pode resultar em multa e o nome do motorista pode ir para a lista de devedores de dívidas ativas da União. Além disso, não é possível fazer o licenciamento do carro.
Fonte: Infomoney