No terceiro trimestre de 2021, as pessoas físicas que operaram no segmento de equities pelo menos uma vez por mês superou 1,5 milhão.
SÃO PAULO – A B3 bateu a marca histórica de 4 milhões de contas de pessoas físicas em renda variável em outubro. Em número de CPFs, os investidores somam 3,4 milhões (uma mesma pessoa pode ter conta em diversas corretoras), com um total de R$ 490 bilhões mantidos na Bolsa.
Segundo um estudo trimestral com dados até setembro de 2021, também divulgado hoje pela B3, o número de investidores em ações cresceu 26% na comparação com setembro de 2020. O aumento foi de 40% especificamente nos fundos de investimento imobiliários (FIIs), de 96% nos fundos de índices (ETFs) e de 1.414% nos BDRs (Brazilian Depositary Receipt), na mesma comparação.
De acordo com o material, nos últimos 12 meses houve um aumento de 800 mil investidores pessoas físicas no mercado de capitais, que já representam 16% do total de recursos investido em equities – categoria que considera ações à vista, FIIs, ETFs, BDRs e outros produtos – na B3.