Menu fechado

IR 2023: Como receber a restituição mais cedo nesta temporada?

Dois mecanismos ‘fura-fila’ poderão ser usados para o dinheiro chegar mais rápido à sua conta 

A temporada 2023 de envio da declaração do Imposto de Renda começou nesta quarta-feira (15). A tarefa é sempre penosa, mas o contribuinte que se organizar e conseguir encaminhar as informações corretas ao Fisco o quanto antes tem a chance de receber, de forma antecipada, o valor da restituição pelo qual tem direito.

Nesta temporada, a Receita Federal anunciou dois mecanismos “fura-filas” para a restituição chegar mais cedo na conta dos contribuintes. Veja:

Quem optar pela modalidade receberá os valores mais cedo. Vale lembrar que existe uma lista de contribuintes com prioridades neste processo, como aposentados e profissionais do magistério (veja mais abaixo).

A pré-preenchida é um formato de declaração automatizado com dados já disponibilizados por fontes pagadoras e de despesas reunidas pela Receita. Nela, os dados do IR com essas informações (como rendimentos tributáveis, o que foi retido na fonte, aluguel – caso seja locador de imóvel) já são disponibilizadas ao contribuinte, que só precisa conferir as informações antes de enviá-las à Receita.

O processo de conferência dos dados precisa ser minuciosamente realizado para evitar a temida malha fina. Também é importante salientar que só é possível utilizar o formato pré-preenchido quem já possui conta no domínio gov.br, nos níveis ouro ou prata.

O segundo “fura-fila” é a utilização do Pix como método para recebimento da restituição. Disponível desde a declaração do ano passado, o Pix, agora, também contará como critério para prioridades.

A chave a ser utilizada neste caso será obrigatoriamente o CPF, para mitigar quaisquer chances de erros, já que o CPF também estará presente na declaração do contribuinte.

 

Fonte: Infomoney

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *